NR11 E NR 12 CURSO DE OPERADOR DE PONTE ROLANTE

NR11 E NR 12 CURSO DE OPERADOR DE PONTE ROLANTE

EXIGENCIA CONFORME A NORMA:

11.1.6 Os operadores de equipamentos de transporte motorizado deverão ser habilitados e só poderão dirigir se durante o horário de trabalho portarem um cartão de identificação, com o nome e fotografia, em lugar visível.

11.1.6.1 O cartão terá a validade de 1 (um) ano, salvo imprevisto, e, para a revalidação, o empregado deverá passar por exame de saúde completo, por conta do empregador.

11.1.5 Nos equipamentos de transporte, com força motriz própria, o operador deverá receber treinamento específico, dado pela empresa, que o habilitará nessa função.

INTERPRETAÇÃO DA NORMA:

Dúvidas frequentes: 

Quem precisa fazer o curso de operador de maquina?

Todo trabalhador que opere maquinas que sirvam para transportar pesos cargas que o equipamento possua força motriz própria, ou seja, que o equipamento faça força pra você, no caso, força motriz seria equipamentos a combustão a álcool, gasolina, diesel, elétricos pneumáticos, estes devem passar por treinamento anual, para assim revalidarem o cartão que no caso seria a carteirinha de operador, no caso dos exames que o colaborador deve passar na verdade ele precisa somente estar com seus exames periódicos da empresa em dia.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO NR 11 item 11.1.5

NR-11 Norma Regulamentadora . (Transporte, movimentação, armazenamento e manuseio de materiais).
Conceitos básicos de higiene, segurança, saúde e meio ambiente.
Ponte Rolante princípio de funcionamento dos conjuntos, Tipos de Ponte Rolante 
Equipamentos de Segurança Operacional Parada de Emergência – fim de curso Tipos de Acessórios Operador e suas Obrigações Inspeção de segurança diária da ponte rolante ou talha elétrica Área de ação das pontes rolantes – carga e descarga Auxiliar de Operação e Sinalização Convencional Causas de acidentes com pontes rolantes. Abordagem sobre a função básica do Operador; Sinalização Internacional de movimentação

PRÁTICA - 4h Reconhecimento da máquina e suas particularidades.
Funcionamento dos equipamentos.Inspeção de segurança antes do uso das máquinas; Verificação diária.Técnicas de segurança na operação das pontes rolantes e talhas elétricas.
Operação prática de manobras. Operação prática de empilhamento.Técnicas de operação: Início do trabalho, verificação/inspeções diárias, semanal e mensal; operação e controles das máquinas; prática de técnicas de operação em diversas atividades e ou situações de movimentação.Segurança no trabalho - Riscos de acidentes.Manutenção preventiva; (Check-list)Regras gerais.

Tenho interesse nesse treinamento