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    Exigência legal conforme a norma:

    11.1.6 Os operadores de equipamentos de transporte motorizado deverão ser habilitados e só poderão dirigir se durante o horário de trabalho portarem um cartão de identificação, com o nome e fotografia, em lugar visível.

    11.1.6.1 O cartão terá a validade de 1 (um) ano, salvo imprevisto, e, para a revalidação, o empregado deverá passar por exame de saúde completo, por conta do empregador.

    11.1.5 Nos equipamentos de transporte, com força motriz própria, o operador deverá receber treinamento específico, dado pela empresa, que o habilitará nessa função.

    INTERPRETAÇÃO DA NORMA:

    Dúvidas frequentes: 

    Quem precisa fazer o curso de operador de máquina?

    Todo trabalhador que opere maquinas que sirvam para transportar pesos cargas que o equipamento possua força motriz própria, ou seja, que o equipamento faça força pra você, no caso, força motriz seria equipamentos a combustão a álcool, gasolina, diesel, elétricos pneumáticos, estes devem passar por treinamento anual, para assim revalidarem o cartão que no caso seria a carteirinha de operador, no caso dos exames que o colaborador deve passar na verdade ele precisa somente estar com seus exames periódicos da empresa em dia.

    CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

    LEGISLAÇÃO

    • Informações Gerais; Instruções Gerais de Segurança;
    • NR18 – Anexo IV; NR 11 – Segurança em Veículos Industriais; NR12, NR6.
    • Riscos Residuais e Verificações; Espaço de Trabalho;
    • Características Técnicas do Equipamento;
    • Tipos de Plataformas; Tipos de Montagem de Plataformas (Auto – propelida), Rebocada, Montada em Caminhão);
    • Princípios de Funcionamento; Estudo do Manual do Equipamento;
    • Segurança na Utilização; Proximidade a Linhas Elétricas;
    • Efeito do Vento; Trabalhos em Ambientes Externos – Descargas Atmosféricas;
    • Carregamento, Descarregamento, Deslocamento e Precauções;
    • Operações (Painel de Solo e no Cesto da Plataforma);
    • Operação em Casos de Emergência;
    • Manutenção (Preventiva e Corretiva – TPM);
    • Incidentes; Estudos de Caso; Sistemas de Segurança;
    • Checklist Diário; Avaliação Teórica – Final:
    • Conteúdo Programático do Treinamento – Prática:
    • Contato Inicial com o Equipamento, Realização do Checklist detalhado:
    • Estudo de Não Conformidades e suas consequências verificadas durante o Checklist:
    • Trajeto Básico – Translado Manobras em Altura – Ascensão – Trabalhos (simulação):
    • Rotina de Estacionamento, Manutenção Preventiva Básica pelo Operador (Completando Níveis de Fluídos + Status de Lubrificação + Inspeção das Soldas por Rupturas);
    • Avaliação Prática –

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